Para entender essa pergunta, vamos lembrar como o Zabbix funciona.
O Zabbix é um software open-source de monitoramento, com ele conseguimos monitorar nossos ativos de diversas maneiras, com protocolo SNMP, via Zabbix Agent, HTTP/S, com scripts externos, e por aí vai….
Quando instalamos e configuramos o Zabbix, vemos diversos templates prontos para poder monitorar equipamentos de diversas marcas e modelos, com eles temos itens, regras de descoberta, triggers, gráficos todos para já serem aplicados ao host, mas é lógico que sempre podemos melhorar o que já existe e adicionar mais ainda.
Porém, mesmo adicionando seu host no Zabbix, selecionando o template correto e iniciando o monitoramento dele, não adianta de nada se não houver alguém para acompanhar esse monitoramento. Precisamos de alguém que esteja sempre de olho nos incidentes, nos gráficos dos hosts, nos dados coletados, para identificar algum possível problema.
Imagina só! Durante seu expediente você sempre acompanha os gráficos dos seus links contratados com upstreams, porém após seu expediente, durante um horário de pico, um de seus links começa a bater o máximo contratado e afeta a entrega de internet para seus clientes finais, ou uma porta de um de seus equipamentos chega na capacidade máxima com o crescimento que ocorreu nos últimos meses. Isso poderia ser evitado caso houvesse alguém pronto para agir quando encontrado algum comportamento inesperado no monitoramento.
Temos até a possibilidade de criar diversas dashboards também e nelas adicionarmos gráficos, histórico de incidentes e tudo mais para facilitar esse acompanhamento, mas sem alguém de olho no monitoramento quando algo assim ocorrer, se torna inútil.
Um de nossos serviços, o Made4NOC, serve para isso. Temos nossa equipe de monitoramento a disposição, ela trabalha 24h por dia, 7 dias por semana e está sempre de olho em cada no monitoramento dos ativos presentes em nosso Zabbix.
Além disso, sempre que ocorre um incidente ou nossa equipe encontra um comportamento não esperado, está preparada para tomar ações, seja acionar nossa consultoria, entrar em contato com o cliente, o que for necessário para podermos resolver tudo o quanto antes.