Atualmente a internet e seus serviços se tornaram essenciais na vida de todos. Não somente para entretenimento, mas também para negócios. Sendo um recurso tão presente e tão importante em nosso dia a dia é necessário que os provedores tenham a certeza de que em suas redes os equipamentos e serviços estejam funcionando com 100% da eficiência e segurança para os quais foram desenvolvidos.
Alguns dos principais problemas que as equipes de T.I. enfrentam hoje em dia são a lentidão e a interrupção dos serviços que causa dores de cabeça pelo fato de serem problemas que geralmente só é percebido quando os clientes começam a ligar reclamando.
Como a quantidade de tráfego utilizados pelas empresas tende a aumentar e preencher a largura de banda de rede disponível, o que acaba prejudicando o desempenho nos links com mais tráfego, é necessário que esse tipo de problema seja identificado com antecedência para que a empresa consiga contornar o problema antes mesmo que ele ocorra.
Por esse motivo e muitos outros é que existe o monitoramento da infraestrutura. Além de auxiliar na prevenção de falhas o monitoramento também torna possíveis procedimentos como:
Redução de custo das manutenções – O monitoramento torna possível a padronização de funcionamento dos equipamentos/links na rede, tornando mais simples a detecção de um equipamento/link que poderia causar problemas na rede, tornando mais visível a necessidade de manutenções preventivas.
Melhoria no retorno de investimentos – Aumentar a largura de banda ou contratar novos links não é barato, para evitar este tipo de gasto desnecessariamente é possível utilizar os dados obtidos no monitoramento para otimizar a rede, fazendo com que a mesma seja utilizada da maneira mais eficiente possível.
Detecção de falhas – Ao implantar o monitoramento da infraestrutura 24 horas por dia, 7 dias por semana é possível detectar as falhas mais comuns na rede e definir uma rotina para lidar de maneira efetiva com elas ou até mesmo corrigi-las permanentemente dependendo do caso.
O monitoramento da infraestrutura é essencial para provedores e prestadores de serviços pois torna possível que a empresa tenha mais retorno de seus investimentos e esteja preparada para eventuais problemas na rede, podendo assim expandir seus horizontes e investir em novas empreitadas no mercado.
Gostou do nosso post? Se quer entende rum pouco mais sobre nossos serviços acompanhe nossas redes socais @made4it